No Brasil, o projeto Estudos Comparados entrevistou profissionais de saúde em dez municípios, de Norte a Sul do país. Na região Centro Oeste, a equipe de pesquisadores, composta por Caio William, Dalila Tusset, Dyana Helena e Rafaela Forechi de Souza, entrevistou médicos, enfermeira e Agente Comunitários de Saúde (ACE), pertencentes à Estratégia Saúde da Família das Unidades do Caravelo B e do Jardim Primavera e com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia/GO.

 

ECnoCOb1

O município de Goiânia contempla sete Distritos Sanitários, sendo que há Estratégia Saúde da Família (ESF) em seis deles. O sétimo, que é o Distrito Sul, é uma região de alto poder aquisitivo e não há ESF. Um dos maiores distritos, tanto em extensão como em população, é o da região Noroeste. Localizado na Avenida do Povo, na Vila Mutirão, o Distrito oferece cobertura para 178 mil pessoas em 40 bairros.
A Unidade de Saúde do Jardim Primavera que se localiza na Região Noroeste, realiza encaminhamentos para média e alta complexidade. A estratégia é tida como uma equipe completa, porque tem médico, odontólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, o ACE e um complemento, que é o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Já a Unidade do Caravelo B, é composta por duas equipes da estratégia, ambas são integradas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e ACE.
Sobre as relações intersetoriais, os entrevistados destacaram diferentes parceiros que contribuem para essa relação, apesar de existirem dificuldades. “Os equipamentos sociais que a gente tem são os comércios, escola e igreja”, destacou uma das enfermeiras entrevistadas durante a pesquisa.
Quanto à participação social, observou-se que esta ocorre por meio dos conselhos de saúde. Para os entrevistados, a participação da população varia de acordo com o Distrito. “Temos o Conselho Local de Saúde, e nós temos o grupo da Terceira Idade, e que eles são bem participativos”.
Os pesquisadores observaram ainda o potencial que as ACS entrevistadas possuem, fazendo o elo entre população e demais funcionários da Unidade, e na interação e participação das atividades desenvolvidas.