As duas últimas semanas estão agitadas para os integrantes do projeto Estudos Comparados! As coordenadoras do trabalho, professora Maria Fátima de Sousa, e outras quatro pesquisadoras – Valéria Mendonça, Elizabeth Alves, Remédios Mendes e Natália Fernandes – estão em Portugal realizando campo da pesquisa.

eccapacitacaoscoping

No Brasil, os demais envolvidos – estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento – participam de encontros semanais para pactuar grupos e agendas de trabalho. Esta semana, os participantes participaram de uma capacitação em Scoping Review, coordenada pela pós-doutoranda Daniela Magalhães e o estagiário Pedro Falcão. A expectativa é que o grupo produza revisões voltadas a diversos temas relacionados à Atenção Primária e a políticas públicas de saúde até dezembro deste ano.
A iniciativa é do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (Nesp/UnB) e teve início em 2008, renovando-se periodicamente, desde então. O objetivo da pesquisa é analisar práticas de promoção da saúde desenvolvidas por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e compará-las às estratégias similares em outros países.

 

 

Por Ádria Albarado